Sistema Press Club
sexta-feira, 17 de maio de 2024
Consulte

WPK - Perfil de Fontes

WPK - Acesso Rápido

WPK - PROAGÊNCIA
A evolução histórica da Costa
Press Kit - Costa Cruzeiros
Página principal do Press Kit  Costa CruzeirosEnviar notícia por e-mail | Versão para impressão | Digite ao lado para pesquisar
Arquivo | Turismo

Tamanho do texto: A+ A-


A evolução histórica da Costa

A história da Costa Cruzeiros é a história de um sucesso empresarial

A Costa Cruzeiros, iniciou suas atividades em 1854 com o nome de seu fundador, "Giacomo Costa fu Andrea", e começou com o transporte de tecidos e azeite de Gênova para a Sardenha, tendo a seguir especializado-se no transporte marítimo de azeite para os países do Mediterrâneo.

Nos anos 30 começou a tradição de batizar seus navios com os nomes da família: Federico em 1931, Eugenio e Enrico em 1934, Antonietta, Beatrice e Giacomo em 1935. No início da Segunda Guerra Mundial já possuía 8 navios.

Em 1947 a família Costa deu início ao serviço para passageiros de primeira classe, com ar-condicionado. O primeiro navio foi o Maria C, seguido pelo primeiro navio a fazer a travessia do Atlântico: Anna C. Ainda naquele ano a razão social da Giacomo Costa fu Andrea mudou para "Linea C".

Em 1948 começaram a navegar os navios Maria C e Luisa C com destino para a América do Norte. Em 1953 o navio Franca C abre a rota para a Venezuela e as Antilhas.

A inauguração de navios cada vez mais sofisticados, com ar-condicionado na primeira e segunda classe, ambientes elegantes, serviço impecável e conforto passam a distinguir os navios da Costa com seu inconfundível estilo italiano de navegar.

Bianca C, Enrico C, Flavia C, Columbus e Carla C em 1950 são reestruturados para oferecer o melhor aos seus passageiros. Nos estaleiros Ansaldo de Gênova, começa a construção do Federico C, ainda dividido em 3 classes: primeira, segunda e turística mas já com piscina, restaurante e espaços de lazer.

Em 1959, o primeiro navio do mundo completamente destinado aos cruzeiros marítimos de 7 ou 14 dias, o Franca C, realizando cruzeiros nos Estados Unidos, Caribe e Bahamas, e voltado também para pacotes air/sea, muda radicalmente a maneira de se conceber as férias, propondo cruzeiros mesmo a quem tivesse pouco tempo disponível.

Os anos 60 foram de muito sucesso nos percursos para a América do Sul, Caribe, cruzeiros pelo Mediterrâneo, Mar Negro, Brasil, Uruguai e Argentina. O sucesso foi tamanho que, em 1964, começou a construção do navio Eugenio C, que foi batizado como o navio do futuro, eliminando as 3 classes e destinado ao sucesso dos cruzeiros marítimos.

Em 1970 a Costa Cruzeiros enriqueceu sua frota com novos navios, comprados e afretados, como os gêmeos Daphne e Danae, com cruzeiros no Mediterrâneo durante o verão, e para o Caribe no inverno, com alguns cruzeiros no Alasca, Escandinávia, América do Sul, África e Oriente Médio.

Nos anos 80 foi eliminada completamente a divisão de classes, tornando o navio um verdadeiro hotel de cinco estrelas, com bares, teatros, butiques, cassino, discoteca e estando os equipamentos à disposição de todos.

Em l986, melhorando cada vez mais a indústria dos cruzeiros, nasce a Costa Cruzeiros, com os navios Costa Riviera, Costa Marina, Costa Allegra, Costa Clássica, Costa Romantica e, em 1996, o espetacular Costa Victoria. Mencionamos também o Mermoz e o Costa Playa (vendidos recentemente). A Costa Cruzeiros continua navegando... e em julho de 2000 o Costa Atlântica passou a realizar seus primeiros cruzeiros.

Na última temporada verão 2001/2002 que realizou na América do Sul, a armadora italiana incrementou seu ritmo de crescimento no Brasil, dobrando a oferta em relação à temporada anterior. Com a presença de dois novos navios, Costa Classica e Costa Tropicale, o sucesso alcançado (110% de taxa de ocupação, considerando terceiro e quarto hospedes na mesma cabine), assegurou à companhia a maior e melhor temporada de cruzeiros marítimos que já foi realizada na costa brasileira.

A empresa registrou também a conquista do mais elevado índice de satisfação do mercado, apurado com os turistas brasileiros e ampliou a sua rede de distribuição, mantendo e incrementando a parceria com as agências de viagens brasileiras, que sempre foram prestigiadas e valorizadas durante os 53 anos de suas atividades consecutivas no país.

A aposta no crescimento sustentado do mercado de cruzeiros marítimos no Brasil, aliada à experiência de quem hospedou mais de 500 mil brasileiros, garante no cenário internacional competitividade aos destinos turísticos brasileiros.

A reedição atualizada de roteiros turísticos lançados com pioneirismo pela Costa Cruzeiros no Brasil, rumo à Região Nordeste e ao Prata, com escalas em Buenos Aires (Argentina) e Punta De Leste (Uruguai), assim como seus criativos e inovadores cruzeiros temáticos, conquistam a fidelidade de um crescente público e incrementando o hábito das férias a bordo.

Assim, a programação da Costa Cruzeiros para a temporada verão 2002/2003 promete ampliar a sua já fiel carteira de clientes: amantes do inconfundível estilo italiano de navegar, diferenciado pelo tempero brasileiro - testado, experimentado e aprovado como um diferencial competitivo da cia.

A Costa Cruzeiros é uma empresa internacional com escritórios em 19 cidades de 11 países: Gênova, Milão, Roma, Pádua, Turim, Palermo, Paris, Mônaco, Madri, Barcelona, Londres, Frankfurt, Zurique, Miami, México, Buenos Aires, São Paulo e Rio de Janeiro.

Seus navios fazem escalas em 256 portos ao redor do mundo. Costa Cruzeiros é membro da International Maritime Organization (IMO) para a segurança no mar. Opera com as normas MARPOL 73/78 para segurança e higiene (Standard USPH USA) e o Security Guards funciona 24 horas por dia. Todos os navios têm médico com o diploma BLS (Basic Life Support) e ACLS (Advanced Cardiac Life Support). Dos 4.200 funcionários, pertencentes a 52 países, 70% têm menos de 40 anos de idade.

Contando com todo esse histórico de pioneirismo e tradição, a Costa Cruzeiros é uma empresa de alma jovem.

René Hermann, é o diretor geral da Costa Cruzeiros no Brasil.

Compartilhar este conteúdo em Redes Sociais Facebook

Twitter

 

Mais informações para a imprensa:
Marily Miranda e Izabel Méo
LH Miranda
Assessoria de imprensa Costa Cruzeiros
Fone: 11 - 3873-5488
Cel: 11 - 9997-6410
E-mail: marily@pressclub.com.br
Site: http://www.pressclub.com.br

 
 
Sistema Press Club® 1996-2007